´BOM É LOUVAR AO SENHOR QUE É DIGNO DE SER ADORADO

19/10/2012 08:57

"VINDE, ADOREMOS E PROSTREMO-NOS; AJOELHEMOS DIANTE DO SENHOR, QUE NOS CRIOU". (Sl 95:06)

O SALMO DE NÚMERO 95 É UM CONVITE EM FORMA DE CANTICO (SALMO) PARA LOUVARMOS E ADORARMOS A DEUS. O SALMISTA CONVIDA USANDO SUGESTÕES DE COMO ESTA ADORAÇÃO DEVE SER PRESTADA (COM CELEBRAÇÃO, JÚBILO, AÇÕES DE GRAÇAS, SALMOS) E TAMBÉM POR QUAIS MOTIVOS DEVE SER DIRECIONADA A DEUS (DEUS É SUPREMO, GRANDE REI, SUPERIOR A TODOS OS DEUSES, POSSUIDOR E CRIADOR DE TODA A TERRA) E LEMBRA QUE SEU POVO É CUIDADO POR DEUS COMO UM REBANHO É TRATADO POR SEU PASTOR. PORTANTO, RECONHECER A SOBERANIA EM SUAS VIDAS DE TÃO MAGNIFICENTE DEIDADE É UM PRIVILÉGIO E UMA HONRA, LOGO DEVEMOS PROSTRARMO-NOS E ADORARMO-LO COMO OBRAS INTELIGENTES DE SUAS MÃOS QUE SOMOS. ASSIM QUE O SALMISTA ENCERRA SEU CONVITE, O PRÓPRIO DEUS TOMA A PALAVRA E LEMBRA AO POVO QUE SEUS PAIS NÃO O ADORARAM COMO DEUS NO DESERTO APÓS TEREM SIDO RETIRADOS COM MÃO FORTE E BRAÇO ESTENDIDO DA TERRA DA ESCRAVIDÃO, O EGITO. EMBORA TENHA OPERADO INÚMEROS SINAIS, PRODÍGIOS E MARAVILHAS DURANTE A JORNADA DE ISRAEL PELO DESERTO, SOMENTE APÓS A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO QUE FICOU REGISTRADA NAS SAGRADAS ESCRITURAS UM MOMENTO DE VERDADEIRA ADORAÇÃO E GRATIDÃO A DEUS PELAS SUAS GRANDES OBRAS EM FAVOR DO POVO. FOI QUANDO MIRIÃ, IRMÃ MAIS VELHA DE MOISÉS, PEGOU DE TAMBORES E COM TODAS AS MULHERES DE ISRAEL, SAIRAM CANTANDO E DANÇANDO DIANTE DA FACE DO SENHOR. DEUS AFIRMA QUE NÃO PERMITIU QUE AQUELA GERAÇÃO ENTRASSE EM SEU DESCANSO E O ESCRITOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS AFIRMA QUE ISSO ERA DEVIDO A SUA INCREDULIDADE E DUREZA DE CORAÇÃO.

VIMOS ASSIM QUE O CORAÇÃO QUE LOUVA E ADORA A DEUS É UM CORAÇÃO CHEIO DE FÉ, GRATIDÃO, QUEBRANTADO NA PRESENÇA DE DEUS E QUE ESTÁ FELIZ PELAS GRANDES OBRAS QUE ELE TEM REALIZADO EM FAVOR DOS SEUS E DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS. O LOUVOR PERFEITO PARTE DE LÁBIOS PUROS QUE CONFESSAM O NOME DO SENHOR. NÃO PODEMOS SUPOR QUE DEUS ACEITARÁ QUALQUER LOUVOR TAMBÉM, COMO SE DESEJOSO DE ADORAÇÃO A TODO CUSTO. A ADORAÇÃO A DEUS DEVE PARTIR DE CORAÇÕES QUE O CONHECEM E PARTILHAM COM ELE AMOR PELA JUSTIÇA E VERDADE E QUE NELE CONFIAM EM MEIO AS ADVERSIDADES. DEVEMOS CONHECER ALGUÉM PARA PODER ELOGIÁ-LO E FALAR DE SUAS QUALIDADES E GRANDEZAS, DE SEUS FEITOS E TESTEMUNHOS. SIM, DE ALGUEM QUE O AMA E DESEJA CADA VEZ MAIS CONHECE-LO E AO PODER DE SUA RESSURREIÇÃO E A COMUNHÃO DE SEUS SOFRIMENTOS, A DEIDADE NAS ALTURAS RECEBE O LOUVOR COM PERFEIÇÃO, COMO DE PAULO.

AMADOS, NÃO CONFUNDAMOS O LOUVOR A DEUS COM PRÁTICAS MUNDANAS, ONDE MULHERES E HOMENS SEMI-NUS E CHEIOS DE SENSUALIDADE DANÇAM DIANTE DO ESPÍRITO QUE LHES INSPIRA. NÃO PODEMOS CONFUNDIR O CULTO A DEUS, MISTURANDO-O COM PRÁTICAS PAGÃS QUE NADA TEEM A VER COM O ESPÍRITO DE NOSSO DEUS. APARTEMO-NOS DE LUGARES EM QUE O AMBIENTE PARECE DE UM CLUBE OU BOATE MUNDANOS E QUE TOCAM HINOS PARA OS PRESENTES OUVIREM, DANÇAREM E DESCONTRAIREM-SE  COMO SE TIVESSEM MESMO A APROVAÇÃO DE DEUS. E TAMBÉM DE LOUVORES QUE ESTÃO PROMOVENDO A SENSUALIDADE ATAVÉS DE SUAS LETRAS E COREOGRAFIAS QUE APRESENTAM EM SUAS FILMAGENS. LOUVOR É ASSUNTO SÉRIO. DEVEMOS REVERENCIA AO SENHOR AO ADORÁ-LO. DEVEMOS FAZER DE CORAÇÃO E NÃO PARA SIMPLESMENTE CANTARMOS OU DANÇARMOS COMO OS QUE NÃO CONHECEM OU NÃO ESTÃO PRESTANDO CULTO AO NOSSO SANTO E BENDITO DEUS. OFEREÇAMOS A DEUS A NÓS MESMOS COMO OFERTA E NOSSO CORAÇÃO SE DERRAME EM SUA PRESENÇA COM PALAVRAS E CANÇÕES QUE FALAM DE SUA MAGESTADE, GRANDEZA, FIDELIDADE E AMOR SACRIFICIAL, E QUE TRANSFORMOU NOSSA MANEIRA DE VIVER E ENTENDER A VIDA. PROSTREMO-NOS E O ADOREMOS NA BELEZA DE SUA SANTIDADE E O CELEBREMOS COM VERDADEIRO JÚBILO E CONFESSEMOS QUE SÓ O SENHOR É DEUS E QUE SÓ DEUS É O SENHOR, E FOI ESTE DEUS TREMENDO QUE NOS SALVOU. GLÓRIAS A DEUS, POR JESUS CRISTO ATRAVÉS DE SUA IGREJA EM TODAS AS GERAÇÕES, DESDE AGORA E PARA TODO O SEMPRE. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS COM ESTAS PALAVRAS EM NOME DE JESUS, AMÉM.