ATO HERÓICO E CÉLEBRE DE JOVEM REI QUE NÃO FAZIA O QUE ERA RETO DIANTE DE DEUS

11/10/2012 08:17
"NO TRIGÉSIMO SÉTIMO ANO DO CATIVEIRO DE JOAQUIM, REI DE JUDÁ, NO DIA VINTE E CINCO DO DUODÉCIMO MÊS, EVIL-MERODAQUE, REI DA BABILÔNIA, NO ANO EM QUE COMEÇOU A REINAR, LIBERTOU A JOAQUIM, REI DE JUDÁ, E O FEZ SAIR DO CÁRCERE.
FALOU COM ELE BENIGNAMENTE E LHE DEU LUGAR DE MAIS HONRA DO QUE O DOS REIS QUE ESTAVAM CONSIGO EM BABILÔNIA.
MUDOU-LHE AS VESTES DO CÁRCERE, E JOAQUIM PASSOU A COMER PÃO NA SUA PRESENÇA, TODOS OS DIAS DA SUA VIDA.
E DA PARTE DO REI DA BABILÔNIA LHE FOI DADA SUBSISTÊNCIA VITALÍCIA, UMA PENSÃO DIÁRIA, ATÉ AO DIA DA SUA MORTE, DURANTE OS DIAS DA SUA VIDA". (Jr 52:31-34)

JOAQUIM HAVIA REINADO TRÊS MESES SOBRE JUDÁ EM JERUSALÉM. A MENSAGEM DE JEREMIAS A ELE FOI DE QUE DEVIA SE ENTREGAR VOLUNTARIAMENTE AO REI DE BABILÔNIA E SERIA POUPADO ELE, SUA FAMÍLIA E SUA TERRA. ELE OBEDECEU E SAIU EM PAZ AO REI NABUCODONOSOR QUE LEVOU-O CATIVO COM TODA SUA FAMÍLIA E MAIS DEZ MIL HOMENS PARA BABILÔNIA. DECISÃO DIFÍCIL PARA UM MENINO DE DEZOITO ANOS. MAS ELE ACEITOU O CONSELHO DO PROFETA E SE ENTREGOU PELO BEM DO POVO. ATITUDE DE UM VERDADEIRO REI. PARECEU AOS OLHOS DE ALGUNS OU ATÉ MESMO DE TODO O POVO COMO COVARDE E TRAIDOR. MAS ELE NÃO ERA UMA COISA NEM OUTRA. VALENTE E CORAJOSAMENTE DEIXOU-SE ESCRAVISAR PARA QUE O POVO NÃO TIVESSE QUE PAGAR PELAS ATITUDES DELE. PREFERIU ELE PAGAR PELAS ATITUDES DE SEU ANTEPASSADO MANASSÉS, HOMEM QUE VIVERA IMPIAMENTE E PROVOCOU A IRA DE DEUS SOBRE JUDÁ A TAL PONTO QUE NEM MESMO JOSIAS CONSEGUIU REVERTER A DECISÃO DE DEUS, POR MAIS EXCELENTE QUE FOSSE. JOAQUIM NÃO FORA SEMELHANTE A JOSIAS, MAS IMITOU OS GRANDES HERÓIS DE DEUS QUANDO SE ENTREGOU PARA POUPAR O POVO.

BEM, MUITAS VEZES SONHAMOS COM ATOS HERÓICOS E COM OS APLAUSOS E VIVAS QUE RECEBERÍAMOS SE OS TIVÉSSEMOS PRATICADOS. PENSAMOS EM MUITAS PERSONALIDADES QUE APARECEM NA MÍDIA E SÃO CHAMADOS DE CELEBRIDADES APENAS PORQUE SUAS PROFISSÕES OS LEVARAM A TRABALHAR NESSE MEIO ARTÍSTICO OU JORNALÍSTICO. OUTROS FICAM CONHECIDOS POR ALGO CÔMICO QUE COSTUMAM REALIZAR O OUTROS PELA SUA BELA APARÊNCIA. ESSES NÃO SÃO HERÓIS. NÃO FIZERAM NADA CÉLEBRE PELO POVO E AINDA SE DEIXAM USAR PARA DESTRUIR OS PRINCÍPIOS E VALORES CRISTÃOS QUE AINDA RESTAM NA SOCIEDADE HOJE. NÃO, ATITUDE HERÓICA E CÉLEBRE PERTENCEM AOS NOBRES E DECIDIDOS, AOS QUE AMAM A DEUS E SEU POVO E DESPREZAM A PRÓPRIA VIDA PELO BEM DOS OUTROS, AINDA QUE NÃO SEJAM CELEBRADOS POR SUA GERAÇÃO E TIDOS POR DERROTADOS.

SOMENTE DEUS CONHECE O PROFUNDO DO CORAÇÃO DOS HOMENS E PODE RECOMPENSAR A CADA UM SEGUNDO O PROPÓSITO DO SEU CORAÇÃO. ESTE REI JOAQUIM PASSOU TRINTA E SETE ANOS PRESO E SAIU DALI PARA ESTAR EM UMA POSIÇÃO ACIMA DE SEUS PARES QUE DE A MUITO BAJULAVAM O REI BABILÔNICO. MAS UM NOVO REI QUE TINHA O INTERESSE MAIOR EM SEU POVO ENTENDEU OS MOTIVOS DAS ATITUDES E DECISÕES QUE AQUELE HOMEN DE 55 ANOS HAVIA TOMADO QUANDO TINHA APENAS DEZOITO E RESOLVEU HONRÁ-LO. PORQUE DEUS NÃO SE ESQUECE DO BEM QUE FIZEMOS EM NOME DELE A SEU POVO E À HUMANIDADE EM GERAL. AMADO PODE DEMORAR TEMPOS, MAS TE DIGO UMA COISA: É MELHOR O FIM DAS COISAS DO QUE O SEU COMEÇO, DESDE QUE TENHAMOS NEGADO A NÓS MESMOS E FEITO O QUE ERA RETO AOS OLHOS DO SENHOR. NO TEMPO DELE, DEUS VAI TE HONRAR NA PRESENÇA DE TODOS E O TEU FIM SERÁ MELHOR QUE O TEU COMEÇO, COMO CONVÉM A PERSONALIDADES ABENÇOADAS POR DEUS. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS  EM NOME DE JESUS, AMÉM.