DEUS USA NOSSA CONSCIÊNCIA E TAMBÉM A DO PRÓXIMO

24/09/2012 09:19
"...CONSCIÊNCIA, DIGO, NÃO A TUA PROPRIAMENTE, MAS A DO OUTRO. POIS POR QUE HÁ DE SER JULGADA A MINHA LIBERDADE PELA CONSCIÊNCIA ALHEIA?
SE EU PARTICIPO COM AÇÕES DE GRAÇAS, POR QUE HEI DE SER VITUPERADO POR CAUSA DAQUILO POR QUE DOU GRAÇAS?". (Ez 39:12-13)

O SER HUMANO É COMPOSTO DE CORPO ALMA E ESPÍRITO. UM INTERDEPENDENTE DO OUTRO PARA NOSSA EXISTÊNCIA NESSA DIMENSÃO MATERIAL DA CRIAÇÃO DE DEUS. DESSA FORMA FALANDO, A CONSCIÊNCIA FAZ PARTE DO ESPÍRITO HUMANO. SEU SIGNIFICADO DERIVA DA FORMAÇÃO DA PALAVRA CONSCIÊNCIA: COM CIÊNCIA (COM CONHECIMENTO). OU SEJA, É A PARTE DO NOSSO ESPÍRITO QUE CONSERVA O DISCERNIMENTO DO QUE É CERTO OU ERRADO QUE O HOMEM RECEBEU AO COMER DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. É ELA QUE O ESPÍRITO SANTO USA PARA NOS AVISAR DE NOSSOS ERROS E É A ELA QUE ELE COMUNICA QUE FOMOS PERDOADOS DEPOIS DE ARREPENDIDOS ORARMOS A DEUS PELO SEU PERDÃO. É TAMBÉM NA CONSCIÊNCIA QUE O INIMIGO PROCURA TRABALHAR O SENTIMENTO DE CULPA E DE QUE NÃO HÁ MAIS SOLUÇÃO PARA NOSSO ESTADO DE AFASTAMENTO DE DEUS, POIS QUE NOSSOS PECADOS SÃO MUITOS E ENORMES PARA SEREM PERDOADOS, O QUE É UMA GRANDE MENTIRA.

BEM, ASSIM DEFINIDA O QUE É CONSCIÊNCIA E COMO É IMPORTANTE PARA A SALVAÇÃO HUMANA, ENTENDEMOS QUE PAULO ESTÁ DIZENDO QUE DEVEMOS NOS CUIDAR DE OFENDER A CONSCIÊNCIA ALHEIA POR CAUSA DO AMOR, VISTO QUE O AMOR DE DEUS É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO E O MOTIVO DO BENEPLÁCITO (CONSELHO) DE SUA VONTADE TER SIDO ARQUITETAR, EXECUTAR E NÃO PARAR DE APLICAR O PLANO DE NOSSA REDENÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS E ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. ORA, ISTO DEIXA CLARO QUE DIZER QUE SE NOSSA CONSCIÊNCIA NÃO NOS CONDENA TEMOS COMPLETA PAZ COM DEUS E NÃO TEMOS DO QUE NOS ARREPENDERMOS E MUDARMOS DE COMPORTAMENTO SÓ É VÁLIDO SE AS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSOS ATOS E ATITUDES SÃO PARTICULARES, MAS SE DIZER RESPEITO A MAIS ALGUÉM, EVITAR O ERRO OU DEIXAR DE CONSERTÁ-LO É PECAR CONTRA DEUS E NOSSO PRÓXIMO. DO CONTRÁRIO, NÃO TERÍAMOS O AMOR COMO FRUTO DO ESPÍRITO E PRÁTICA PERFEITA DA PALAVRA DE DEUS, O QUE AS SAGRADAS ESCRITURAS DEIXAM CLARO SER ASSIM.

ENTÃO, NÃO BASTA CUMPRIMENTAR A TODOS E PROCURAR DAR ATENÇÃO AOS MAIS POBRES ENTRE O POVO, É NECESSÁRIO PARA DE FATO TESTEMUNHARMOS DO AMOR DE DEUS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A CONSCIÊNCIA DOS MAIS FRACOS NA FÉ E, COMO DISSE PAULO, "SE COMER CARNE ESCANDALISA MEU IRMÃO, NUNCA MAIS COLOCAREI CARNE EM MINHA BOCA", PARA NÃO SER VITUPERADO POR AQUILO POR QUE DOU GRAÇAS. TENHO, ENFIM, QUE RESPEITAR A CONSCIÊNCIA ALHEIA A FIM DE PRÁTICAR A PALAVRA DE DEUS COMO ELA É. DO CONTRÁRIO, ESTARIA APENAS ENGANANDO AMIM MESMO. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. AMÉM.