DO AMOR E RECONHECIMENTO AOS NOSSOS IRMÃOS E COMPANHEIROS

03/10/2012 08:33
"E TODOS IRMÃOS MEUS COMPANHEIROS, ÀS IGREJAS DA GALÁCIA,
GRAÇA A VÓS OUTROS E PAZ, DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E DO [NOSSO] SENHOR JESUS CRISTO". (Gl 01:02-03)

AS NOTÍCIAS QUE CHEGARAM DA REGIÃO DA GALÁCIA NÃO ERAM ALVIÇAREIRAS, PELO CONTRÁRIO, AS INFORMAÇÕES DAVAM CONTA QUE PREGADORES DE ORIGEM JUDAICA ESTAVAM FAZENDO MAL USO DA LEI (5 PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA) E ENSINANDO O POVO A BUSCAR SALVAÇÃO PELAS OBRAS, E RELATAVAM TAMBÉM A PRESENÇA DA MENSAGEM DOS GNÓSTICOS, FILOSOFIA GREGA COM VÁRIAS CORRENTES QUE VARIAVAM DO ASCETICISMO MÍSTICO AO CETICISMO A ALGO DE BOM NO SER HUMANO. A NECESSIDADE DA IGREJA LEVAM OS CRISTÃOS FIÉIS A LEVAREM A SITUAÇÃO AO CONHECIMENTO DO APÓSTOLO PAULO, HOMEM QUE FORA RESPONSABILIZADO POR DEUS DE ENTREGAR AOS CRISTÃOS DE ORIGEM NÃO JUDAICA A MENSAGEM DO EVANGELHO DE MODO A ENTENDEREM E ALCANÇAREM A SALVAÇÃO DE SUAS ALMAS MEDIANTE A FÉ NA OBRA EXPIATÓRIA DE JESUS CRISTO. AO OUVIR AS NOVAS, A CONCLUSÃO DA NECESSIDADE DE MANDAR-LHES EPÍSTOLA COM A MENSAGEM GENUÍNA DO EVANGELHO FICOU MUITO CLARA AOS SEUS OLHOS. PAULO, ENTÃO, DIRIGI-SE À IGREJA IDENTIFICANDO-SE E SAUDANDO A IGREJA EM SEU NOME E DE SEUS COMPANHEIROS E DESEJANDO-LHE GRAÇA E PAZ, DA PARTE DE DEUS PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO.

AMADOS, COMO É LINDO O AMBIENTE DOMINADO PELO ESPÍRITO SANTO E QUE, PORTANTO, O AMOR DE DEUS REINA SOBERANO NOS CORAÇÕES DE TODOS. PAULO COMEÇA DEFENDENDO SUA POSIÇÃO DE APÓSTOLO E RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE QUE DAÍ ADVÉM. SIM. MAS ELE NÃO SE DEIXA LEVAR PELA ARROGÂNCIA E NEM MESMO PELA VAIDADE E , MESMO SEM IDENTIFICÁ-LOS NOME A NOME COMO FIZERA EM OUTRAS OPORTUNIDADES,  ASSOCIA À AUTORIA DA EPÍSTOLA TODOS OS "IRMÃOS SEUS COMPANHEIROS". PAULO NÃO LEMBRAVA-SE DELES SOMENTE QUANDO ELES ERAM NECESSÁRIOS PARA ALGUM TRABALHO OU AJUDA FINANCEIRA, MAS TRATAVA-OS COMO IRMÃOS. SE LEMBRARMO-NOS COMO OS JUDEUS COSTUMAVAM AMAR SEUS FAMILIARES E COMPATRIOTAS, PODEMOS ENTENDER QUE SUAS PALAVRAS SE REVESTIAM DE SINGULAR IMPORTÂNCIA E PROFUNDA RVERÊNCIA PELA OBRA QUE DEUS FIZERA EM SUAS VIDAS E PELA COOPERAÇÃO QUE ELES AGORA PRESTAVAM AO EVANGELHO DA SALVAÇÃO. IRMÃOS E COMPANHEIROS, NÃO SUBORDINADOS E ALUNOS. PESSOAS AMADAS A QUEM O RESPEITO CAÍA MUITO BEM. EXEMPLO DE VERDADEIRO COMPORTAMENTO CRISTÃO DISPENSADO A SEUS CO-IGUAIS E HERDEIROS DO MESMO REINO QUE LHES FORA COMPRADO PELO ÚNICO QUE MERECE REALMENTE ESTAR ACIMA DE TODOS E QUE É, ELE MESMO, O MAIOR EXEMPLO DE AMOR E HUMILDADE. ISTO SÓ PODIA SER OBRA DE DEUS, SEM DÚVIDA NENHUMA.

QUERIDO, SAIBA QUE NO MEIO DE VERDADEIROS CRISTÃOS, OBEDIENTES E JÁ MADUROS, SUA PESSOA  RECEBERÁ SEMELHANTE TRATAMENTO E ASSIM DEVE VOCÊ FAZER OU BUSCAR A PARTIR DE AGORA E PRATICAR ESTE EXCELENTE TESTEMUNHO DO QUE É SER UM CRISTÃO SALVO E TRANSFORMADO PELA PALAVRA DE DEUS. FRUTIFIQUE NO ESPÍRITO E SERÁS UMA GRANDE BÊNÇÃO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS ASSIM COMO TODOS QUE ANDARAM NESTE MUNDO GUIADOS PELO ESPÍRITO. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS COM ESTAS PALAVRAS EM NOME DO SENHOR JESUS. AMÉM.