NOSSO DEUS O SALVADOR

30/10/2012 08:29
"ORA, TENDO AS ESCRITURAS PREVISTO QUE DEUS JUSTIFICARIA PELA FÉ OS GENTIOS, PREANUNCIOU O EVANGELHO A ABRAÃO:
EM TI, SERÃO ABENÇOADOS TODOS OS POVOS.". (Gl. 03:08)

 ESCREVEU O APÓSTOLO PAULO AOS EFÉSIOS: A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS; NÃO DE OBRAS, PRA QUE NINGUÉM SE GLORIE (Ef 02:08-09). PAULO TAMBÉM É O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS GÁLATAS. AQUI ELE FALA DE COMO A JUSTIFICAÇÃO JÁ HAVIA SIDO ESCOLHIDA POR DEUS PARA SER O MEIO PELO QUAL O HOMEM DEVERIA SER ACEITO NOVAMENTE NA PRESENÇA DE DEUS. POIS DEPOIS DA QUEDA NO ÉDEN, O HOMEM HAVIA SIDO SEPARADO DA GLORIOSA PRESENÇA DE DEUS E NÃO PODIA MAIS SE APRESENTAR ANTE O SENHOR. TUDO QUANTO FIZERA AOS HOMENS PELA SUA GRAÇA E MISERICÓRDIA, ESTAVA ALICERÇADO NO SACRIFÍCIO FUTURO DE CRISTO NA CRUZ NO GÓLGOTA. PROVA DISSO ERA QUE ATÉ MESMO A ABRAÃO JÁ HAVIA SIDO ANUNCIADO QUE ELE SERIA O PAI, OU SEJA, O PRIMEIRO E EXEMPLO PARA OS QUE SERIAM CHAMADOS POR DEUS POSTERIORMENTE, DE COMO O HOMEM DEVERIA BUSCAR A DEUS E ANDAR COM ELE. ABRAÃO FOI CHAMADO PARA VIVER POR FÉ, OUVINDO A VÓS DE DEUS E OBEDECENDO-A. E ISTO ATÉ QUE UM DIA SE ENCONTROU FACE A FACE COM DEUS EM FORMA HUMANA, QUANDO O SENHOR LHE AUNCIOU QUE ELE TERIA UM FILHO UM ANO DEPOIS. A BÍBLIA RESUME TUDO QUE ABRAÃO FEZ PARA AGRADAR A DEUS, SER ABENÇOADO E SALVO DA SEGUINTE MANEIRA: CRÊU ABRAÃO EM DEUS, E ISTO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA (Gn 15:06 E Rm 04:03). OU SEJA, ABRAÃO NÃO OFERECEU NADA A DEUS PARA SER SALVO E HERDEIRO DE SUAS PROMESSAS. DEUS O ESCOLHERA E O ABENÇOARA PORQUE DEUS SE AGRADOU DA FÉ QUE ABRAÃO TINHA NELE.

VEMOS QUE O SACRIFÍCIO QUE ABRAÃO OFERECEU A DEUS NÃO CONSISTIU DE ANIMAIS PUROS, MAS SIM DE UM CORAÇÃO PURO E SEM MALDADE. A FÉ E CONFIANÇA SÃO PRÓPRIOS DE UM CORAÇÃO PURO E ACOSTUMADO COM A FIDELIDADE. COMO ABRAÃO ERA UM HOMEM HONRADO E CRESCEU NUM MEIO COM HOMBRIDADE, NÃO TEVE DIFICULDADES DE CRÊR EM DEUS, POIS LOGO PERCEBEU QUE O SENHOR NÃO TINHA O PORQUE DE MENTIR-LHE E TAMBÉM VIU QUE NÃO TRATAVA-SE DE UM ESPÍRITO MENTIROSO. QUANDO NÃO SOMOS ACOSTUMADOS A MENTIR E ENGANAR, SOMOS MAIS CRÉDULOS, MAS NEM POR ISSO DEIXAMOS DE TER DISCERNIMENTO. ABRAÃO DIFERENCIOU AQUELE QUE FALAVA COM ELE COMO O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS E CRÊU, QUE MESMO EM SUA VELHICE, GERARIA UM FILHO E SERIA PAI DE MULTIDÕES: NÓS, QUE USANDO DA MESMA FÉ QUE DEUS ENCONTROU EM ABRAÃO, OUSEMOS DESAFIAR AS ATUAIS LEIS E CULTURA E NOS COLOCARMOS NA DEPENDÊNCIA DIVINA, PARA QUE ELE NOS LEVE PELO CAMINHO QUE MELHOR LHE CONVÉM À TERRA A NÓS PROMETIDA, ISTO É, O CÉU.

AMADOS, TAL É O TAMANHO DAS PROMESSAS A NÓS FEITAS. DEUS CHAMOU ABRAÃO PARA UMA TERRA DESCONHECIDA E ELE FOI. PROMETEU-LHE UM FILHO E ELE CRÊU. E A NÓS, QUE SOMOS DA MESMA FÉ DE ABRAÃO, NOS TEM CHAMADO PARA A GLÓRIA ETERNA POR MELHORES E MAIORES PROMESSAS. NÃO QUE ABRAÃO NÃO ESTEJA NO CÉU NOS ESPERANDO, MAS O ESCRITOR AOS HEBREUS DISSE QUE DEUS PROVERA ALGO MELHOR A NOSSO RESPEITO. POIS QUE NÃO ESTAMOS MAIS ESPERANDO A PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS, QUE CONVERTERIA AS PROMESSAS FEITAS A ABRAÃO EM VERDADE E REALIDADE. MAS AGORA CRISTO JÁ VEIO E JÁ CUMPRIU O QUE DELE ESTAVA ESCRITO DE COMO NOS REDIMIRIA NA CRUZ. NÃO PODEMOS E NÃO VAMOS, POIS, ABRIR MÃO DE TÃO GRANDE ESPERANÇA QUE O SENHOR COMPROU COM TÃO GRANDE PREÇO. NÃO PODEMOS NEM PENSAR EM TAL POSSIBILIDADE, VISTO QUE AS LEVES E MOMENTÂNEAS TRIBULAÇÕES DO PRESENTE SÉCULO PRODUZIRÃO PARA NÓS ETERNO PESO DE GLÓRIA. ONDE ENCONTRAR ALGO MELHOR DO QUE TUDO ISSO. SALVOS PELA GRAÇA E RECOMPENSADOS POR TODAS BOAS OBRAS QUE FIZERMOS EM DEUS. SOMENTE UM DEUS AMOROSO, BONDOSO E JUSTO PROPORIA ISTO A QUEM JAMAIS SERIA MERECEDOR POR CONTA PRÓPRIA. SE ESTE É O TEU DEUS, GLORIFICA O SEU NOME AGORA. SENÃO, RECEBA-O NESTE EXATO MOMENTO E TORNE-SE TAMBÉM HERDEIRO DESTAS GRANDEZAS DE DEUS PARA OS SERES HUMANOS. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS COM ESTAS PALAVRAS EM NOME DE JESUS, AMÉM