O DIA DA IRA DE DEUS

26/09/2012 07:58
"NAQUELE DIA, DIZ O SENHOR, FAR-SE-Á OUVIR UM GRITO DESDE A PORTA DO PEIXE, E UM UIVO DESDE A CIDADE BAIXA, E GRANDE LAMENTO DESDE OS OUTEIROS.
UIVAI VÓS, MORADORES DE MACTÉS, PORQUE TODO O POVO DE CANAÃ ESTÁ ARRUINADO, TODOS OS QUE PESAM PRATA SÃO DESTRUÍDOS.". (Sf 01:10-11)

SOFONIAS ESTÁ PROFETIZANDO NOS DIAS DO REI JOSIAS, BOM REI DE ISRAEL, QUE HAVIA DEDICADO SEU CORAÇÃO A BUSCAR E FAZER A VONTADE DE DEUS. MAS AS PALAVRAS QUE DEUS MANDA PELO PROFETA NÃO SÃO PALAVRAS DE PAZ E NEM PROMESSAS DE PROSPERIDADE. SÃO PALAVRAS DURAS, DE REPREENSÃO, DE CASTIGO, DE PUNIÇÃO  AOS QUE SE DESVIAVAM PARA O MAL E QUE ADORAVAM DEUSES FEITOS POR MÃOS HUMANAS QUE NÃO OS PODERIAM AJUDAR E QUE NÃO PASSAVAM DE ARMADILHAS DOS ESPÍRITOS MALIGNOS QUE ENGANAVAM AO POVO DIZENDO-SE DEUSES. PALAVRA CONTRA OS FALSOS QUE SE FAZIAM DE OVELHAS E QUE ERAM NA REALIDADE LOBOS DEVORADORES. NAQUELE DIA DA IRA DO SENHOR ELES NÃO IRIAM EMITIR BALIDOS COMO OVELHAS DO BOM PASTOR, MAS IRIAM UIVAR COMO OS LOBOS E CÃES QUE ERAM. OS DA PORTA DO PEIXE QUE IMPEDIAM AOS PESCADORES  QUE ALI NEGOCIAVAM LIVREMENTE E PROCURAVAM MANTER ESTE MERCADO SOB SEU PODER IRIAM GRITAR, ASSIM COMO AS ALMAS QUE SE PERDERAM POR CAUSA DE SUA ARROGÂNCIA E AS FAMILIAS DOS PESCADORES QUE SOFRIAM AS INJUSTIÇAS A ELAS FEITAS. OS OPRESSORES DO POVO NA CIDADE BAIXA E COM ELES TODOS SEUS SEGUIDORES HAVERIAM DE CLAMAR E LAMENTARIAM OS FREQUENTADORES DE OUTEIROS ONDE REALIZAVAM-SE OS CULTOS PAGÃOS. OS QUE CONFIAVAM EM SUAS RIQUEZAS CAIRIAM E TODOS QUE FAZIAM DEUSES DE PRATA. ALI NÃO ERA MAIS A TERRA DE ISRAEL, MAS DE CANAÃ, UM POVO QUE DEUS HAVIA DESTRUIDO ATRAVÉS DOS PRIMEIROS ISRAELITAS QUE AGORA SE TORNARAM PARES DAQUELA GERAÇÃO. O DIA DO SENHOR SERIA DE DESTRUIÇÃO PARA AQUELES QUE NÃO PERMANECERAM NA ALIANÇA QUE DEUS FIZERA COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, DE SER O SENHOR O SEU DEUS E ISRAEL O SEU POVO.

COMO VIMOS ESTA MESMA CENA HOJE EM DIA. MUITOS VOLTANDO À VELHA VIDA QUE TINHAM QUANDO NÃO CONHECIAM A DEUS E AOS MESMOS COSTUMES DOS POVOS QUE NÃO SERVEM AO SENHOR. ANDAM COMO DIZENDO: "O SENHOR NÃO FAZ BEM, NEM FAZ MAL" VV 12C. PARECE QUE NUNCA CONHECERAM AO DEUS QUE CUROU SUAS FERIDAS, DEU PAZ E ESPERANÇA EM MEIO AS TRIBULAÇÕES QUE ELES MESMOS ARRANJARAM PARA SI POR CAUSA DE SEUS PRÓPRIOS ERROS E QUE PERDOOU SEUS MUITOS PECADOS E OS TRATOU COMO FILHOS. CENA MUI TRISTE E LAMENTÁVEL.

"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Assim, pois não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem dormem de noite e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele" (I Ts 5:4-11).