"O PRIMEIRO COMPROMISSO QUE O PASTOR DEVE TER É COM O SEU REBANHO"

06/10/2012 08:41
"ASSIM, SE ESPALHARAM, POR NÃO HAVER PASTOR, E SE TORNARAM PASTO PARA TODAS AS FERAS DO CAMPO.
AS MINHAS OVELHAS ANDAM DESGARRADAS POR TODOS OS MONTES E POR TODO ELEVADO OUTEIRO; AS MINHAS OVELHAS ANDAM ESPALHADAS POR TODA A TERRA, SEM HAVER QUEM AS PROCURE OU QUEM AS BUSQUE ". (Ez 34:05-06)

A NAÇÃO ISRAELITA JÁ HAVIA SOFRIDO O EXÍLIO. EZEQUIEL MESMO ESTAVA NA BABILÔNIA E É DE LÁ QUE DIRIGE A PALAVRA AOS PASTORES, ISTO É, AS AUTORIDADES DE ISRAEL, QUE HAVIAM SIDO COMISSIONADOS POR DEUS PARA CUIDAR DO POVO, ENSINANDO, DANDO O EXEMPLO DE CUNDUTA  E FAZENDO A JUSTIÇA IMPERAR ENTRE O POVO, BEM COMO O TEMOR A DEUS. MAS EMBORA EZEQUIEL NÃO PODESSE SABER DA SITUAÇÃO , NEM MESMO OUVI-LA (POIS ESTAVA MUITO LONGE, EM OUTRA NAÇÃO), DEUS ESTAVA CONTEMPLANDO E REVELOU AO PROFETA A SUA MENSAGEM QUE DEVERIA SER DIRIGIDA PARA ESTES PASTORES IRRESPONSÁVEIS.

DEUS LHES REVELA SEU COMPORTAMENTO: COMIAM A GORDURA E OS CEVADOS E VESTIAM-SE DA LÃ; MAS NÃO FORTALECIAM A FRACA, NÃO CURAVAM A DOENTE, A QUEBRADA NÃO LIGAVAM, A DESGARRADA NÃO TRAZIAM DE VOLTA E A PERDIDA NÃO PROCURAVAM. E AINDA DOMINAVAM COM RIGOR SOBRE AS QUE RESTAVAM.

QUANTOS PASTORES ESTÃO AGINDO DA MESMA FORMA HOJE EM DIA? HÁ ALGUNS QUE NUNCA ENTRARAM NA CASA DE VÁRIAS DE SUAS OVELHAS, OUTROS QUE NÃO AS RECONHECERIAM SE AS VISSEM NA RUA. MAS DIZEM: O REBANHO É MUITO GRANDE, JÁ NÃO CONHEÇO TODAS MINHAS OVELHAS. PENSAM QUE É O RESULTADO DE GRANDE TRABALHO E QUE DEUS ESTÁ CONTENTE COM SUA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E ETC. FAZEM MUITAS COISAS, MENOS CUIDAR DO REBANHO. NÃO CURAM, NÃO SE IMPORTAM, DEIXAM A OUTROS A DIGNIDADE E A HONRA DE APASCENTAR, ENQUANTO CUIDAM DE ASSUNTOS DESTE MUNDO E DEIXAM OS QUE SÃO DE MAIOR IMPORTÂNCIA PARA O REINO EM SEGUNDO OU TERCEIRO PLANO. MEU QUERIDO E AMADO OBREIRO DA OBRA DO SENHOR; FAZER A OBRA DE DEUS É TRABALHAR CONFORME O TEU DOM DIRETAMENTE 'COM' AS OVELHAS E NÃO 'PARA' AS OVELHAS. TENS DE CUIDAR DA SAÚDE ESPIRITUAL DO TEU POVO PARA QUE NÃO ANDE EM SUPERSTIÇÕES, MOVIDOS POR QUALQUER VENTO DE DOUTRINA E ATRÁS DE PERSONALIDADES, QUE SE DIZEM CRISTÃS, MAS PROMOVEM A SENSUALIDADE E TRATAM O REBANHO COMO MERCADO (O MERCADO GOSPEL) E RECEBEM TODA GLÓRIA PARA SÍ, POIS SEUS VENTRES SÃO SEUS DEUSES. SE DEIXARDES DE APASCENTAR O REBANHO DO SENHOR E NÃO LHES SERVIDES FIELMENTE RECEBEREIS O CASTIGO QUE MERECEIS, POIS DEUS PORÁ TERMO AO OFÍCIO DOS PASTORES QUE APASCENTAM A SI MESMOS E NÃO TEEM ZELO DO REBANHO. E ELE MESMO, O SENHOR, PROCURARÁ E APASCENTARÁ O SEU REBANHO. VIGIAI, POIS, E VEDES SE VOSSO TRABALHO É APROVADO PELO ESPÍRITO DE DEUS. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS COM ESTAS PALAVRAS EM NOME DE JESUS. AMÉM.