PREOCUPAÇÃO, ALÉM DE DESNECESSÁRIA, DESTRUIDORA

13/10/2012 09:38

QUAL DE VÓS, POR ANSIOSO QUE ESTEJA, PODE ACRESCENTAR UM CÔVADO AO CURSO DE SUA VIDA?". (Mt 06:27)

O SERMÃO DA MONTANHA, ATÉ HOJE CONSIDERADO O MAIOR ENSINO ÉTICO DE TODOS OS TEMPOS PELOS NÃO-CRISTÃOS. JESUS ENSINA SOBRE A PREOCUPAÇÃO COM O SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES BÁSICAS DA VIDA A UM POVO QUE VIVIA EM ESTADO DE POBRESA E OPRESSÃO ROMANA. PARA MUITOS, ESPECIALMENTE ÓRFÃOS E VIÚVAS, A ALIMENTAÇÃO DIÁRIA ERA UMA BRIGA. TAMBÉM OS JORNALEIROS (TRABALHADORES DIÁRIOS) TINHAM ESPECIAL SOLICITUDE PELO DIA SEGUINTE, POIS O COSTUME NA ÉPOCA ERA DE FICAREM EM LOCAL CONHECIDO ESPERANDO QUE ALGUÉM CHAMASSE PARA UM OU MAIS DIAS DE SERVIÇO. SITUAÇÃO REALMENTE DIFÍCIL. NINGUÉM PODERIA SABER SE O CAMPONÊS TERIA CHUVAS REGULARES (NÃO HAVIA PREVISÃO METEOROLÓGICA NAQUELES DIAS) OU SE PESTES E PRAGAS IRIAM MATAR AS CABEÇAS QUE ESTAVAM NO PASTO DO PEQUENO PECUARISTA. O POVO QUE OUVIA JESUS ERA EM SUA MAIORIA POBRES E SOBRECARREGADOS. O DISCURSO ERA PARA INDOUTOS NA LEI. PESSOAS QUE GUERREAVAM PARA DOBREVIVER. ELES TINHAM MUITAS RAZÕES PARA ESTAREM PREOCUPADOS COM O DIA SEGUINTE, AFINAL DE CONTAS.

JESUS ENTÃO LHES FAZ UMA PERGUNTA: PELA VOSSA ANSIEDADE PODEREIS CRESCER UM CÔVADO (44,4 CM) E FICAREM MAIS ALTOS. VEJA, A ALTURA ERA CONSIDERADA UM FATOR POSITIVO IMPORTANTE NAQUELES DIAS, VISTO QUE AS ESCRITURAS FALA QUE SAUL, PRIMEIRO REI DE ISRAEL, SOBRESSAIA-SE DOS OMBROS PARA CIMA A TODO O POVO. ORA, O QUE JESUS QUERIA PERGUNTAR ERA SE AS PREOCUPAÇÕES LHES DAVAM ALGUMA VANTAGEM SOBRE A SITUAÇÃO QUE ESTAVAM VIVENDO, SE PODERIA O TRABALHADOR CRESCER E FICAR MAIS FORTE E , PORTANTO, MAIS PROCURADO DO QUE SEUS PARES; SE O ÓRFÃO PODERIA CRESCER PARA TRABALHAR OU A VIÚVA FICAR MAIS NOVA E FORTE OU PODERIAM OS TRABALHADORES DE SUAS PRÓPRIAS TERRAS IMPEDIREM DE TEREM PREJUÍZO USANDO SUAS PREOCUPAÇÕES PARA SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS. CLARO QUE NÃO. NEM AINDA HOJE PREOCUPAÇÃO RESOLVE PROBLEMAS, POR MAIORES QUE SEJAM. E, PELO CONTRÁRIO, ACABAM FATIGANDO, CANSANDO E CEGANDO AS PESSOAS QUE SE ENTREGAM A ELAS. PESSOA PREOCUPADA NÃO SABE QUAL DECISÃO DEVE SER TOMADA E MUITAS VEZES ACABA NÃO TOMANDO ATITUDE ALGUMA DIANTE DAS ADVERSIDADES E ACABA PERECENDO CADA DIA MAIS. A PREOCUPAÇÃO É DESTRUIDORA DA FÉ E ESPERANÇA.

AMADOS, NÃO SE PREOCUPE COM O DIA DE AMANHÃ. CADA DIA CUIDARÁ DE SI MESMO DISSE JESUS. TEMOS QUE ENTENDER QUE NADA TROUXEMOS PARA ESTE MUNDO E DELE SOMENTE LEVAREMOS O TESTEMUNHO DE COMO VIVEMOS OS DIAS DE NOSSA PASSAGEM POR AQUI. LEMBRE-SE DISSO QUANDO NA BATALHA E VEJA QUE NÃO TENS NADA A PERDER. ENFRENTE  AS SITUAÇÕES EM CONTRÁRIO COM ALTRUISMO E SOBRIEDADE. USE DA FÉ E ESPERANÇA E NÃO ATENTES PARA OS SOBERBOS E NEM PARA OS QUE DESVIAM-SE PARA O MAL. APENAS CREIA QUE O SENHOR CUIDA DE TI E NÃO DORMITA NO SEU CUIDADO. E A TUA VITÓRIA ALEGRARÁ O TEU DIA, MESMO APÓS UMA NOITE DE PRANTOS. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS  EM NOME DE JESUS, AMÉM.