SABEDORIA DO ALTO X SABEDORIA DE BAIXO

04/10/2012 10:18
"QUEM ENTRE VÓS É SÁBIO E INTELIGENTE? MOSTRE EM MANSIDÃO DE SABEDORIA, MEDIANTE CONDIGNO PROCEDER, AS SUAS OBRAS.
SE, PELO CONTRÁRIO, TENDES EM VOSSO CORAÇÃO INVEJA AMARGURADA E SENTIMENTO FACCIOSO, NEM VOS GLORIEIS DISSO, NEM MINTAIS CONTRA A VERDADE
ESTA NÃO É A SABEDORIA QUE DESCE LÁ DO ALTO; ANTES É TERRENA, ANIMAL E DEMONÍACA". (Gl 01:02-03)

O APÓSTOLO TIAGO, IRMÃO DO SENHOR JESUS E BISPO DE JERUSALÉM, EM SUA EPÍSTOLA DIRIGIDA AOS JUDEUS CRISTÃOS DA DISPERSÃO, PASSA-LHES VÁRIOS CONSELHOS A RESPEITO DA PRÁTICA CRISTàDA PALAVRA DE DEUS. CONHECENDO O COSTUMEIRO PROCEDER DOS HOMENS, TANTO JUDEU COMO GENTIO, TIAGO MOSTRA-LHES COMO É IMPORTANTE DISCERNIR AS INTENÇÕES DE NOSSO PRÓPRIO CORAÇÃO PARA SABERMOS DE QUE ESPÍRITO SOMOS E EM QUAL OPERAMOS, SE NO DE DEUS OU NO DOS DEMÔNIOS.

SER SÁBIO E INTELIGENTE É DE GRANDE PROVEITO E O SER HUMANO APRECIA MUITO SER ASSIM CONSIDERADO PELAS DEMAIS PESSOAS. É UM GRANDE ELOGIO E TAIS PESSOAS PASSAM A DESFRUTAR DO CÍRCULO MAIS ALTO DA SOCIEDADE, POIS CONSIDERADOS ÚTEIS NO MOMENTO DE NECESSIDADE DE CONSELHOS DIANTE DE SITUAÇÕES DIFÍCEIS E INUSITADAS E QUE PRECISAM SER ENFRENTADAS COM ATITUDE, SABEDORIA E CRIATIVIDADE. ASSIM FORAM ACONTECENDO OS VÁRIOS PROCESSOS QUE LEVARAM A HUMANIDADE AO DESENVOLVIMENTO QUE VEMOS HOJE.

TODAVIA, EXISTE ALGO NO CORAÇÃO HUMANO QUE PASSA-SE POR SÁBIO E INTELIGENTE. HOJE, MUITOS QUE SE CONSIDERAM SÁBIOS, ENTENDIDOS E INTELIGENTE ESTÃO ESTUDANDO VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E SEU COMPORTAMENTO NATURAL PARA DIZER AO SER HUMANO O QUE É MORAL E ÉTICO E O QUE NÃO É, O QUE AS LEIS DA NATUREZA PERMITEM E O QUE RECUSAM. É O HOMEM PROVIDO DE SENTIMENTOS E INTENÇÕES INVEJOSAS E FACCIOSAS, QUERENDO MOTRAR-SE MAIS SÁBIOS E INTELIGENTES DO QUE OS HOMENS QUE SERVEM A DEUS E CONFIAM QUE O CRIADOR É QUEM SABE O QUE É MELHOR PARA O SER HUMANO E ELE É QUEM DEVE DECIDIR O QUE NOS CONVÉM E O QUE NO NOS CONVÉM FAZER. PROCURAM ESTE TIPO DE PESSOAS USAR DE ASTÚCIA E INFLUÊNCIA E INVENTANDO MALES E ESTRATÉGIAS ENGANOSAS, DESTACAR-SE NO MEIO SOCIAL ÀS CUSTAS DE PESSOAS SINCERAS E DE CONFIANÇA E QUE NÃO SUSPEITAM MAL DE SEU PRÓXIMO. TIAGO ENSINA QUE NÃO SE DEVE GLORIAR DE TAIS ATITUDES E SENTIMENTOS, MAS ANTES DEVEMOS LIVRAR-NOS DELES QUANDO TENTAM SORRATEIRAMENTE INSTALAR-SE EM NOSSO CORAÇÃO, POIS QUE SÃO OBRAS DEMONÍACAS QUE VISAM NOSSA TOTAL E ETERNA DESTRUIÇÃO, VISTO QUE TAIS COISAS PROMOVEM O MAL E SÃO ABORRECIDAS POR DEUS QUE AS CONDENA SEVERAMENTE E NÃO ATURARÁ QUE QUEM SE DIZ SEU FILHO E SERVO ASSIM PROCEDA, POIS AGEM COMO SE FOSSEM ÍMPIOS.

AMADOS, A SABEDORIA DE DEUS É MANSA E SINCERA. É ADMIRADORA DA VERDADE E NÃO PODE DELA DESVINCULAR-SE. BUSCA SEMPRE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PRÓXIMO E SE FAZ BRAÇO FORTE PARA SUSTENTAR OS NEÓFITOS PARA QUE APRENDAM A ANDAR NA VERDADE. SE ALEGRA EM VER AS OBRAS DE JUSTIÇA PRATICADAS PELOS IRMÃOS E EM  VER A VERDADE SER HONRADA E ENSINADA ÀS NOVAS GERAÇÕES. PREFERE PADECER COM OS VERDADEIROS DO QUE REINAR COM OS FALSOS E DESPROVIDOS DE AMOR. EM NOSSA VIDA, NOSSAS OBRAS DIÁRIAS MANIFESTAM QUE TIPO DE SABEDORIA POSSUÍMOS EM NOSSO ÍNTIMO E SINCERAMENTE, ESPERO QUE  TENHAS ESCOLHIDO A DIVINA, QUE VEM DO ALTO DA PARTE DO PAI DAS LUZES, EM QUEM NÃO HÁ DÚVIDAS NEM SOMBRA DE VARIAÇÕES. SE NÃO, AINDA HÁ TEMPO DE RECONSIDERR A TUA ESCOLHA E ENTRAR POR UM NOVO. VIVO E MELHOR CAMINHO PARA TUA VIDA QUE AO FIM TE COROARÁ COM VIDA E TESOUROS ETERNOS. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS COM ESTAS PALAVRASEM NOME DE JESUS. AMÉM.